Batucada do Garantido entra nos detalhes de arena, no ensaio desta sexta-feira

Toadas de lendas e rituais do Cd 2019, “Nós, o povo” serão destaques no ensaio da Batucada no CSU do Parque 10 de novembro

IMG-20190508-WA0070

A Batucada do Boi Garantido (núcleo Manaus) entra nesta sexta-feira (10), na fase de detalhes dos ensaios técnicos das 23 toadas do tema 2019, “Nós, o povo”. Agora, cada naipe de instrumentos vai aparar arestas técnicas para atingir o nível musical pretendido pela Coordenação da Batucada. O ensaio técnico começa às 19h, no Centro Social Urbano – CSU – do Bairro Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus, com entrada franca.
Iniciada no mês de Março, a temporada de ensaios técnicos em Manaus seguiu procedimentos padrões, com o indicativo de toadas a serem ensaiadas, para que cada batuqueiro soubesse o “esqueleto” básico de suas execuções. Dessa forma, a Batucada em Manaus vem trabalhando há pouco mais de dois meses. A cada semana, a média de toadas inéditas aprendidas foi de 03 composições.

IMG-20190508-WA0068IMG-20190508-WA0069IMG-20190508-WA0067

Faltando cerca de 50 dias para o festival, a ordem é buscar a perfeição. “Agora, vamos ver detalhes que serão executados na arena (do bumbódromo) a começar pelas toadas de lendas e rituais”, informou Francisnaldo Pinheiro, Coordenador Musical da Batucada em Manaus.
A média de batuqueiros participando dos ensaios é de 80 ritmistas divididos nos naipes de surdos, caixinhas, repiques, rocás e palminhas. Este ano, poucos batuqueiros entraram no grupo, a maioria já integrantes antigos que voltaram às atividades. Os ensaios têm sido com a participação do levantador oficial da Batucada, na capital, Leonardo Castelo, mas já teve participações de nomes importantes no cenário musical do Garantido, como Edilson Santana, o próprio Sebastião Júnior, levantador oficial e o apresentador Israel Paulain. Para essa sexta-feira (10), está prevista a participação, também, do levantador P.A. Chaves.
Em paralelo à preparação dos ritmistas para as apresentações na arena, a coordenação da Batucada busca a consolidação do CSU como local oficial de ensaios. O espaço foi a novidade em termos de estrutura na temporada deste ano. Até agora, a avaliação tem sido boa dos organizadores, que se baseiam no aumento do público prestigiando os ensaios. “Nós viemos para um lugar de acesso fácil, que pudesse oferecer opções de gastronomia e amplo espaço para a galera vermelha e branca, com local exclusivo para venda de produtos Licenciados do Boi Garantido. Ambiente familiar, com muito verde, ventilado, proporcionando segurança e comodidade aos torcedores que prestigiam os ensaios”, avalia Marcelo Cavalcante, coordenador da Batucada.
Para esta sexta-feira (10), a novidade fora do âmbito musical será o lançamento da camisa oficial da Feijoada da Batucada, marcada para o dia 1º de Junho (Sábado), na quadra da Escola de Samba Aparecida, centro da cidade. A camisa já poderá ser adquirida por R$ 50, no ensaio de sexta-feira, no CSU. Informações, pelos telefones (92) 99111-2608 e (92) 98457-0330.
Esta semana, o ensaio técnico da Batucada será o único evento oficial do Boi Garantido. Depois, só a festa de lançamento do CD 2019, no dia 18, sábado, no Centro de Convenções – Sambódromo.

Texto: Arnoldo Santos
Fotos: Yghor Palhano/ Imprensa Garantido