Comissão define os dez jurados do Festival Folclórico de Parintins 2018

Os dez nomes que vão compor o quadro de jurados do 53º Festival Folclórico de Parintins foram definidos pela Coordenação de Jurados em reunião fechada na Prefeitura de Parintins, na manhã de segunda-feira, 18 de junho, de acordo com entrevista exclusiva do coordenador da Comissão do Festival Harald Dinelly Filho ao site Repórter Parintins.

O encontro de trabalho contou com a participação dos membros da administração municipal que integram a Comissão de Jurados Harald Dinelly, Hudson Corrêa Lopes e Rondinelly Farias, dos juízes de direito de Parintins e membros da Comissão Larissa Padilha Roriz Penna, Saulo Góes Pinto e Lucas Couto Bezerra, além dos representes do Caprichoso Babá Tupinambá e Jender Lobato e pelo Garantido Fábio Cardoso e Tadeu Garcia.

De acordo com Harald, a reunião já estava prevista no cronograma de trabalho da Comissão de Jurados. Dinelly explicou que as duas agremiações tiveram acesso á lista dos credenciados à Escola de Jurados e tiveram direito a fazer impugnações, sendo nove impugnações para cada bumbá, do total de 68 inscritos.

“Os bois tiveram uma hora para deliberar entre eles dentro da reunião fechada e eles indicaram nove nomes por cada bumbá, sendo três nomes por cada bloco de julgamento, Bloco A, Bloco B e Bloco C”, disse Dinelly.

Harald informou que após a etapa de impugnações de 18 currículos, restaram cinquenta nomes e somente a Coordenação de Jurados do Festival participou do procedimento de sorteio dos dez nomes, de acordo com os blocos de apresentação.

Harald Dinelly disse que a próxima etapa da coordenação é disponibilizar toda a logística para que os jurados cheguem a Parintins antes do Festival Folclórico, no dia 27 de junho. .

Questionado se seria possível divulgar os nomes, Harald foi diplomático: “Com certeza, não. Esse é um procedimento, que devido a rivalidade entre os bois, a gente prefere manter em sigilo e essas seis pessoas que compõem a coordenação assinaram um termo de compromisso e vão trabalhar em sigilo até a chegada dos jurados no Festival Folclórico”, pontuou.

Harald Filho esclareceu que os dez jurados sorteados já estão tendo acesso ao site da Escola de Jurados para terem todas as informações a respeito do Festival para começar a estudar sobre o que será julgado.

“Na chegada em Parintins (dos jurados) vamos realizar o workshop em duas etapas: a primeira com debate sobre o regulamento para tirar as dúvidas, e no segundo momento, duas apresentações de Caprichoso e Garantido, sendo uma hora para cada boi para  apresentação do tema deste ano, uma breve apresentação do que os bois vão levar nas três notes do Festival para que eles (jurados) estejam aptos para julgar o festival”, finalizou.

Marcondes Maciel | Repórter Parintins / Imagem: Divulgação