Susam monta estrutura especial para o Festival de Parintins 2018

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) está montando uma estrutura especial para funcionar no período do Festival Folclórico de Parintins. Nos dias do evento – 29 e 30 de junho e 1º de julho – a cidade contará com quatro postos para atendimentos de emergência. Profissionais de Manaus serão deslocados para reforçar o atendimento no município.
Os postos e hospitais contarão com profissionais especialistas em diversas áreas, como cardiologia, cirurgia, neurologia, anestesia, traumato-ortopedia e enfermagem.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, dois postos de emergência funcionarão no Bumbódromo. A equipe dessas unidades será formada por cardiologista, cirurgião geral, neurologista, pediatria, enfermeiro e técnico de enfermagem.

Os outros postos de emergência funcionarão nos hospitais Jofre Cohen e Padre Colombo. Na primeira unidade, também funcionará uma UTI, com plantão de 24h, realizado por médicos intensivistas, enfermeiros intensivistas e técnicos de Enfermagem.

“Vamos dar o suporte para que toda a operação de saúde esteja pronta para garantir a assistência aos moradores de Parintins e ao público que vai ao município assistir ao festival. Estamos também verificando e providenciando as melhorias necessárias nas unidades”, afirmou Deodato. Na sexta-feira (1º/06), ele esteve em Parintins para uma visita técnica aos hospitais Jofre Cohen e Padre Colombo, além dos postos instalados no Bumbódromo.

A estrutura de reforço da Susam contará, ainda, com três ambulâncias, sendo uma de suporte básico e duas de suporte avançado. Os veículos darão apoio aos postos de emergência instalados no Bumbódromo e aos hospitais da cidade.

Vigilância epidemiológica – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) também participará das ações da Susam em Parintins, no período do festival. “Durante o evento será realizada a vigilância ativa, que consiste no monitoramento de doenças de notificação compulsória, com destaque para sarampo, tendo em vista a situação epidemiológica de Manaus. Além disso, vamos intensificar as ações de vigilância sanitária em relação à qualidade dos produtos e serviços oferecidos à população”, disse o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque.

Técnicos da FVS já realizaram capacitação de equipes do município, no mês de maio, para que possam desenvolver as ações planejadas. Durante o festival, 10 profissionais irão de Manaus para atuar na cidade, reforçando o time. Segundo Albuquerque, a programação da FVS em Parintins será realizada de forma integrada, entre os técnicos estaduais, municipais e federais, com a participação de dois profissionais do Ministério da Saúde.

Matéria: Lucas Valeriano

Foto: Tiago Corrêa / SRMM