Ensaio dos Bumbás deste sábado (19) comemora 30 anos de Bar do Boi

Há trinta anos, o amor de jovens parintinenses transformou a saudade das toadas do Caprichoso, um dos maiores movimentos culturais que fizeram o Festival de Parintins virar uma febre para os manauaras e despontar para o resto do país e ainda contribuíram para  tornar a Festa,  a maior identidade cultural do nosso Estado. Neste sábado, o “Ensaio dos Bumbás” para comemorar essa data apresenta os 30 anos de Bar do Boi, a partir das 18h, na casa de shows Copacabana, na Avenida do Turismo, no bairro Ponta Negra.

Para marcar essa comemoração, o presidente do Movimento Marujada, Carlos Nery destaca que a programação está muito especial. “Pensamos em grandes shows com artistas que fizeram parte de todos esses anos de sucesso do Bar do Boi, desde o Ministério da Agricultura, passando pelo Sambódromo, Arena Vip, ASSINPA, SESI e agora Copacabana”, afirmou.

Entre os artistas confirmados estão o grupo Canto da Mata que tem grandes hits como Ritmo Quente, Canto Envolvente entre outros. Klinger Araújo é outra atração com história nessa trajetória de sucesso e vai estar presente neste sábado. Prince do Boi, amo do Boi Caprichoso terá a missão de fazer um show em homenagem aos sucessos que embalaram as festas da TVLÂNDIA e Sambódromo e promete um grande show com os pedidos feitos pela galera azulada na sua rede social durante esta semana.

Prince junto com a Sinhazinha da Fazenda, Valentina Cid, vão protagonizar um momento especial de homenagem do Caprichoso ao Movimento Marujada, associação voluntária responsável pela promoção do Bar do Boi, em Manaus. A Sinhazinha terá duas apresentações especiais nesse dia de comemoração.

E a última atração da noite ficará por conta do Levantador oficial de Toadas do Caprichoso, o imperador  David Assayag que fará um show especial com as toadas de 2018 e de grandes sucessos dos últimos anos.

30 anos de história – Segundo Rogério de Jesus, um dos fundadores do Movimento Marujada, a saga do Bar do Boi começou no feriado de 1º de maio de 1988, com parintinenses que residiam em Manaus reuniam-se para celebrar o amor por sua terra natal, e tentar apoiar a divulgação do Festival Folclórico de Parintins, e as apresentações do Boi Caprichoso. Sempre aos sábados à tarde, conseguiram fixar-se no bar do Carlinhos, no Conjunto Ica-Maceió, que passou a ganhar a simpatia de amigos manauaras e parintinenses, e a partir daí esse movimento não parou mais de crescer em alegria, servindo inclusive de modelo para os torcedores do boi contrário, que tomaram seu exemplo e também resolveram mobilizar-se em prol de suas cores.

“Em 1989, para receber um maior número de brincantes e oferecer local de estacionamento para veículos, o Bar do Boi transferiu-se para o Grêmio Recreativo dos Servidores do Ministério da Agricultura, na Rua Recife, e dois anos depois, em 1991 foi para a TvLândia, na Av. Djalma Batista (onde hoje está o Manaus Plaza Mall), e foi aí que pôde realmente expandir-se, com a construção de palco, sala vip e camarotes, aumentando o número de bares e de voluntários para atender o público”, destacou Rogério.

Sete anos depois, o local tornou-se pequeno para o evento, e em 1998 o Bar do Boi foi para o Sambódromo, onde existia mais espaço, amplo estacionamento para veículos, e por exigência do próprio público, teve que mudar o horário de funcionamento, que antes acontecia das 18 horas indo até meia-noite.

Para Keynes Breves, vice-presidente do Movimento Marujada, ao longo desses 30 anos, o Bar do Boi conseguiu popularidade e confiabilidade em seu trabalho. “Somos gratos, sobretudo,  ao povo manauara que entendeu e respondeu ao chamado para brincar de boi e preservar o folclore do boi-bumbá e hoje comemoramos todos esses anos de trabalho voluntário e amor ao Boi Caprichoso”, disse o vice-presidente.

O  apoio institucional do Governo do Estado do Amazonas  e o apoio empresarial, como do Grupo Simões e muitos outros que sempre patrocinaram o Bar do Boi, foi fundamental para o sucesso obtido por todo esse tempo de existência.

Ao longo desse período se uniram ao Movimento Marujada,  a Marujada de Guerra, Força Azul e Branco (FAB), o antigo Grupo de Dança Movimentos (GDM), atual Corpo de Dança Caprichoso (CDC), a antiga torcida Força Bravura e Independência (FBI), atualmente Raça Azul, e tantos outros segmentos que nos ajudam nesse trabalho de verdadeiro amor ao folclore parintinense.

O Ensaio dos Bumbás é uma realização do Movimento Marujada, em parceria com a Associação Amazonense dos Cantores de Toadas (AACT), com patrocínio do Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).

Serviço:

O que é: Ensaio dos Bumbás apresenta “30 anos de Bar do Boi”

Quando: 19 de maio (sábado)

Onde: Copacabana, na avenida do Turismo

Horário: a partir das 18h

Ingresso: R$ 20 (R$ 10,00-meia para Estudantes e Sócios do Caprichoso)

Informações: 99159-2780

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: