Começa inscrição de jurados para o Festival 2018

Começa nesta quinta-feira dia 03 e vai até dia 30 de maio a inscrição de pessoas que desejam ser candidatos a integrar o banco de dados da Escola de Jurados do Festival Folclórico de Parintins entre 2018 até 2021. Os aprovados serão convocados até 10 dias antes do Festival Folclórico.É proibida a participação e inscrição de Pessoa física nascida e/ou residente e domiciliada na região norte do Brasil.

A Procuradoria do Município já publicou o edital de credenciamento no diário oficial.
A escolha de jurados que julgam as apresentações de Caprichoso e Garantido sempre gera várias polêmicas. Muitas fórmulas foram tentadas.

Agora, a Escola de Jurados segue modelo da disputa do Carnaval do Rio de Janeiro. E segundos a assessoria jurídica tem objetivo de democratizar, diversificar, descentralizar e dar transparência a escolha. Em virtude da necessidade de manter a seriedade, isonomia e credibilidade no processo de escolha dos jurados do Festival Folclórico de Parintins, não será tornado público o resultado desta seleção.

Bom As inscrições serão realizadas através do envio da ficha de inscrição (anexo I), declaração de aptidão (anexo II) e a documentação solicitada em formato PDF para o e-mail jurados.festival.parintins@gmail.com, até as 23h59min do dia 30/05/2018.
Quem quiser ser Jurado no Bloco A Comum/ musical deve ser formado e atuar com músico, compositor, maestro, musicólogo, folclorista, comunicólogo com experiência em Cultura Popular.
Quem deseja ser jurado no Bloco B o chamado Cênico/ Coreográfico deve ser graduado ou especializado e ser teatrólogo, coreógrafo, folclorista e figurinista com experiência em Cultura Popular.

A escolaridade exigida e o perfil indicado para o bloco C Artístico é o seguinte: Artistas Plásticos, Etnólogos, Cenógrafos, Antropólogos, Folcloristas, Designers e Arquitetos com Experiência em Cultura Popular.

Os candidatos aprovados integrarão o banco de dados da Escola de Jurados do Festival Folclórico de Parintins, cabendo a esta, a seu exclusivo critério, convocar até 10 dias antes do Festival Folclórico de Parintins aqueles que irão compor o corpo de Julgadores dos Festivais Folclóricos de Parintins.

O banco de dados será válido até o ano de 2021, estando todos os credenciados aptos a serem jurados nos anos de 2018 até o Festival do supracitado ano.
O credenciamento ao banco de dados não assegura participação como jurado no Festival Folclórico de Parintins e nenhum tipo de remuneração, só terão direito a pró-labore aqueles credenciados que forem selecionados pela Escola para exercer a função de jurado nas 3 três noites do Festival.

Será imputado aos selecionados um termo de confidencialidade sobre o resultado da seleção, a fim de garantir o sigilo e a imparcialidade de todos, tendo em vista a possibilidade de virem a se tornar jurados no futuro.

A analise dos currículos será realizada exclusivamente pela Comissão de Jurados nomeados pela Prefeitura Municipal de Parintins.
O candidato selecionado como jurado deverá ter disponibilidade para estar presente durante sete dias no município de Parintins (ultima semana de junho) período em que se realiza o Festival Folclórico. Os credenciados que forem escolhidos para serem jurados terão direito a Pró-Labore, traslado ida e volta, estadia e alimentação.

Pelo edital somente serão aceitas inscrições de pessoa física, que atendam às especificações, condições, critérios técnicos e requisitos constantes no mesmo.Para fins de habilitação será avaliado o currículo (LATTES) composto de formação acadêmica, com experiência em avaliação de eventos culturais com ênfase no bloco de julgamento escolhido.

No item 3.4. É proibida a participação de:

a) Membros da Comissão de Jurados, bem como de seus cônjuges, ascendentes, descendentes em qualquer grau, além de seus sócios comerciais.

b) Pessoa Física que seja Servidor Público Municipal, estável, terceirizado, ocupante de cargos em comissão ou estagiários da prefeitura Municipal de Parintins.

c) Profissionais atuantes no festival folclórico de Parintins e/ou Bois Bumbás Caprichoso e Garantido que tenham (ou tenham tido) vínculo profissional, associado ou de parentesco (ascendentes, descendentes em qualquer grau) com membros das diretorias dos Bois Bumbás de Parintins).

d) Pessoa física nascida e/ou residente e domiciliada na região norte do Brasil.

DO PERFIL DOS JURADOS PARA COMPOR A ESCOLA DE JURADOS DO FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS.

5.1. Os candidatos deverão possuir:
a) experiência na respectiva área cultural;
b) formação acadêmica e ou técnica na área de atuação ou afim referente ao quesito;
c) Idoneidade moral.

5.2. Quanto à escolaridade, o selecionado deverá comprovar formação superior (graduação, especialização, mestrado, doutorado na área de atuação); ou nível médio/técnico.

5.3. Critérios Técnicos e Requisitos por área de atuação:

5.3.1. O processo seletivo será organizado e aplicado pela Prefeitura Municipal de Parintins, através da Comissão de Jurados, que ficará responsável pelo recebimento das inscrições, e as demais fases do processo.

Matéria: Parintins Amazonas / Hudson Lima

Imagem: A Crítica / Reprodução