Prefeitura e Estado assinam termo de autorização de uso do Bumbódromo e anunciam ensaios técnicos

A Prefeitura de Parintins e o Governo do Estado celebraram na última quinta-feira, 19, na sede da Secretaria de Cultura do Estado, o Termo de Autorização de Uso do Bumbódromo para o 53º Festival Folclórico de Parintins, o que permite que os bois Caprichoso e Garantido iniciem de imediato a maratona de ensaios no centro cultural.

O documento assinado pelo prefeito Bi Garcia e o secretário de Estado da Cultura, Denilson Vieira Novo, com a coparticipação da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) tem vigência de 19 de abril a 10 de julho de 2018, onde constam cláusulas e obrigações das instituições, especialmente visando o zelo, a higiene e a segurança.  O espaço físico fica autorizado para os ensaios técnicos, passagem de som dos bumbás, execução e apuração do Festival Folclórico de 2018.

A coordenadora da Comissão de Apoio Logístico do evento, Karla Viana, informou que os bumbás elaboraram um calendário de ensaios a partir de março e com a assinatura do Termo de Uso, as agremiações já foram comunicadas da liberação imediata do centro cultural. “O calendário foi feito em comum acordo com os bumbás e já estamos comunicando as diretorias de que o espaço está liberado para os ensaios”, explicou.

Pelo calendário oficial, os ensaios técnicos no mês de junho estão assim definidos. No domingo, 24 de junho, ensaio técnico do Boi Garantido. Na segunda-feira, dia 25, Boi Caprichoso. Dia 26, terça-feira, passagem de som do Garantido. Dia 27, quarta-feira, passagem de som Caprichoso. Dia 28, quinta-feira, afinação da iluminação para ambos, sendo de 18h à meia-noite para o Garantido e de meia-noite às 06h da manhã, para o boi Caprichoso. Dia 29 de junho, sexta-feira, início de disputa dos bumbás.

Fonte: Prefeitura de Parintins

Foto: Jó Farah