Caprichoso anuncia pesquisadora para compor Conselho de Arte

Irian Butel já foi arte-educadora de dança, fundou a Troup Caprichoso, criou núcleo de coreografias e coordenou documentário do centenário do bumbá

O Conselho de Arte do Boi-Bumbá Caprichoso ganha mais uma célula no corpo técnico, para a formatação do projeto “Sabedoria Popular: Uma Revolução Ancestral”. Trata-se da sócia azulada Irian Butel, graduada em história pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com especialização em educação e artes pelo Instituto Superior de Educação da Amazônia. A nova integrante do Conselho de Arte já presidiu o Instituto Memorial de Parintins (Impin) e atuou como professora do curso de turismo da UEA.
Além da experiência na área de história, a relação com os projetos e espetáculos do Boi Caprichoso desde o ano de 1997 pesou na escolha do nome, pelo presidente Babá Tupinambá.

Irian Butel foi arte-educadora da turma de dança da Escola de Arte Irmão Miguel de Pascale de 1997 a 2003. Em 1999, fundou a Troup Caprichoso, junto com os coreógrafos Marcos Falcão e Jair Almeida. Em 2000, o trio criou o núcleo de coreografias do Boi Caprichoso, para inovar com espetáculos cênicos no Festival Folclórico de Parintins.

Nesse ano, Irian, Marcos e Jair revolucionaram o espetáculo boi de arena no Bumbódromo, com as “Tribos da Mundurucânia”. Em 2013, presidia o Instituto Memorial de Parintins e coordenou a equipe de pesquisa do documentário de 100 anos de história do Boi Caprichoso, sob a coordenação geral de Odinéa Andrade. A historiadora esteve envolvida diretamente na produção do DVD “Sabedoria Popular: Uma Revolução Ancestral”, no Teatro Amazonas, no último dia 31 de março.

Irian Butel afirma ser uma satisfação muito grande, um privilégio e gratidão imensa compor o Conselho de Arte. “Aceitamos esse convite, consciente da responsabilidade que é fazer parte do Conselho de Arte do boi, núcleo que pensa as estratégias, toda a estética artística do espetáculo, enfim. O Caprichoso vem trazendo uma proposta diferente daquilo que é apresentar-se na arena e nós viemos compor essa equipe já vitoriosa. A atual gestão mostra o que é se construir, reconstruir e reinventar um roteiro de apresentação”, declara.