Kaô Kabecilê: os desafios bovinos de 2018!

Por Nárnia!

2018 promete ser um ano quente para o mundo bovino, porém cão mais cão do que bovino e dividido entre azul e vermelho. Aliás, quentura é o que não faltará no ano regido por três orixás do elemento fogo: Xangô, Exú e Iansã.

 

20180106_220819

FOGO

Os três orixás regentes de 2018 tem no elemento fogo a sua representatividade e essência. Xangô, o grande regente deste ano conta com o auxílio de Exú e de Iansã (os regentes secundários).

FOGO II

Xangô é o rei e o orixá da justiça, dos trovões, descargas elétricas e do fogo; Exú é o grande mensageiro, o orixá que faz a ponte e a comunicação entre o humano e o divino; Iansã, senhora dos ventos, raios, tempestades e do fogo. Elemento que dá a cor de 2018: vermelho.

FOGO II

2018 será o ano dos acertos de contas, do pagamento das “faturas” pendentes. Em tese, todas as injustiças (e mentiras!) praticadas em 2017, e até as mais duradouras, serão reparadas pela força implacável da justiça. O machado de Xangô irá desfazê-las com trovões e fogo ardente.

20180106_220245

DESAFIOS

No mundo bovino a temperatura tende à máxima. Muitos são os desafios que Caprichoso e Garantido terão que enfrentar. O primeiro deles será pousar na terra e fazer somente o necessário e indispensável.

DESAFIOS II

Depois de ter suas “patas” no chão, a equação planejamento sobre receita  (recursos arrecadados) deverá ser resolvida sem jamais esquecer dois fatores exponenciais: dívidas trabalhistas e folha de pagamento.

DESAFIOS III

Quem pensa/aposta que o maior dos desafios bovinos será o de pôr o boi na arena: engana-se! O maior de todos os desafios para Caprichoso e Garantido neste ano será o de pagar quem os põem na arena, os constroem e os que os pensam.

20180106_220150

– Curumim alesado.

– Oi meu velho.

– Tu viraste paparazzo “de meia tigela”, hein!

– Eu? Por que já?

– Estragastes a foto de final de ano do Neymar e da Bruna Marquezine.

– Off Line.

20180106_220951

Ao vê a o ex governador José Melo algemado, sendo preso pela Polícia Federal nos dá a rara sensação de que o crime não compensa e que a justiça tarda, mas não falha. Os festivais culturais do Amazonas (Carnaval de Manaus, Festival Folclórico de Parintins, Festival das Cirandas de Manacapuru,  Festival da Canção de Itacoatiara e outros) estão de alma lavada. Afinal, não eram eles os vilões da história.

20180106_220059

* Não é a toa, tampouco coincidência, que o Boi Garantido selecionou a toada “Cores da Fé” (Enéas Dias, Marcos Moura e João Kennedy) para seu repertório 2018.  Nela há a saudação em Iorubá ao orixá regente: Kaô Kabecilê.

* A saudação em Nagô significa: “Venham saudar o rei!“. Xangô é sincretizado com São João, o principal santo junino exaltado no folclore do Norte-nordeste celebrado no dia 24 de junho – data da ladainha do Boi Garantido.

* Por falar em Boi Garantido, o rubro presis Fábio Cardoso levou mais um artista da Francesa: Albert Barbosa. O jovem e talentoso artista fechou contrato com a Baixa do São José para confeccionar alguns dos figurinos de itens para a próxima temporada.

20171212_121412

* Outro contratado pela rubro presis, um resgate, foi o coreógrafo Rodrigo Cabral que estava há alguns anos no CDC/Manaus e reforçará o time coreográfico encarnado.

* A maioria da nação red pode até não gostar, aprovar e aceitar a new rubra rainha Anny Caroline. Mas, uma coisa é inquestionável e evidente: a soberana da Baixa é um fenômeno midiático.

* Na atualidade, a “TsunAnny” desbanca todo os itens de Caprichoso e Garantido juntos quando o assunto é repercussão, discussão e engajamento.

IMG_20171207_103506_994* Os números envolvendo a rubra rainha em postagens são certeza de sucesso e retorno. Ela não é o Temer, mas todos os bovinos falam dela [bem ou mal] em todos os lugares.

* Provas recentes disso é o vídeo no qual a musa é vaiada por alguns torcedores durante a festa de aniversário de Lindolfo Monteverde, no último dia 02, no curralzinho da Baixa. A publicação ultrapassou as 15 mil  visualizações.

* O mesmo número de visualizações alcançadas na última edição desta coluna, na virada do ano, na qual foi capa, título/chamada e dividiu o protagonismo com a ex primeira-dama de Parintins: Michelle Valadares.

IMG_20171207_103743_919

* A campanha de financiamento coletivo, vulgo “vaquinha”, para a produção do CD “Sabedoria Popular – Uma Revolução Ancestral” segue firme.

* A iniciativa é uma parceria do Boi Caprichoso com a Maná Produções que faz uso da plataforma crowdfunding. A meta da campanha é arrecadar R$ 35 mil reais.

* É evidente que a campanha gerou comentários e rendeu um rebuceteio musico-tribal. Não demorou para surgirem rumores de que a produção blue teria parado por falta de dinheiro.

20180107_123219

 

* A campanha dá margem para este pensamento, embora oficialmente a produção deu uma pausa para as festas de fim de ano e retorna aos trabalhos nesta semana.

* Uma verdadeira pororoca de memes eclodiram zombando do comandante em chefe Babá Tupinambá, o presis blue. Alguns deles saíram de secretarias municipais de Parintins.

* Outros, segundo informações prévias colhidas pela coluna, foram criadas e disparadas por um administrador de uma página (fanpage) que cobre o Festival e torce para o Boi do Povão.

IMG_20180105_115152_420

* O presis blue paga caro por escolhas erradas e por decisões acertadas. O artista Helerson Maia, que aprontou todas no festival passado [desde prender figurino até tentar agredir a cunhã blue Marciele Albuquerque no camarim do Bumbódromo], tem sido um “sapo” e tanto de engolir.

* O artista ficou de fora do projeto 2018 e do time (seleção) montado pelo presis blue e desde então vem  postando xavecos para o presis blue e sobre a viagem à China da qual foi um dos convidados residenciais.

* Em recentes postagem o artista “conclama” os conselhos de Ética e Fiscal para uma conversa sobre a compra de material na China e utiliza a palavra “contrabando” em mais de uma oportunidade.

IMG_20180105_115020_792

* O cretino colunista à época cantou a pedra no bingo chinês quando disse que o presis blue deveria escolher melhor suas companhias de viagem.

* O Pop da Selva, Arlindo Jr., realizou nas últimas semanas duas tardes de autógrafos, em Manaus, para o lançamento do seu novo DVD gravado ano passado no Teatro Amazonas.

* Esta semana o Portal de Parintins dá prosseguimento em sua série de entrevistas. O entrevistado deste mês é o presidente do Conselho Fiscal do Boi Caprichoso: Saullo Vianna. Fique ligado!

20180107_010010

É só…

Por hoje!

Até a próxima…

#SouVitima! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: