No festival da mesmice o diferente é novo ou estranho?

Por Nárnia!

O diferente por si só chama a atenção e causa estranheza em um mundo cada vez mais padronizado e politicamente correto. No mundo bovino, porém cão mais cão do que bovino dividido entre azul e vermelho não poderia ser diferente, o mesmo está prestes a reviver os tempos áureos de uma disputa não só de cores, como também de ESTILOS!

 

26151715599599

ESTRATÉGICAS

Na última segunda-feira (04), no Auditório Norma Simões, em Parintins, o Boi Caprichoso e seu Conselho de Artes anunciaram as toadas estratégicas para o festival de 2018, baseado no projeto do Boi de Arena.

APOSTA

Dentre as toadas anunciadas, algumas causaram uma certa estranheza por conta de seu “novo” estilo, quer seja pelo andamento, métrica e ou pela estrutura harmônica e melódica. Esse novo “estilo” de toada é a grande aposta do azul e branco.

 

papo-reto_560043a706ec8

UFA!

Já diz o dito popular: “Quem chora não mama“. O Boi Caprichoso também ganhou sua honra legislativa esta semana com a aprovação do projeto de lei de autoria do deputado estadual Josué Neto, o qual torna o “Boi de Rua” patrimônio cultural do Estado.

EITA!

A Justiça do Trabalho determinou esta semana o bloqueio de 20% de todo recurso que cair nas contas dos bois Caprichoso e Garantido nos próximos meses. A medida é para salvaguardar o pagamento de pendências junto à vara trabalhista de Parintins.

 

images

– Ó grande espírito vem falar comigo!

– Estou aqui curumim alesado. O que foi já?

– Diante dos últimos acontecimentos bovinos qual a sua opinião: vai ou racha?

– Já veio rachado!

–  Não entendi.

– Normal!

– Off Line.

 

fbb4888b-c8ba-4248-bc12-ffa3d51c13fd

Tudo na vida se resume a trabalho e planejamento. Só se alcança objetivos positivos com muito suor e dedicação, porém nenhum e nem outro resistem a falta de racionalidade e bom senso. Na maioria das vezes o excesso de palavras nos traem, ainda mais quando o vento sopra forte à desfavor.

Banner_rapidinha(2)

Caprichoso e Garantido esta semana inauguraram seus complexos natalinos. O Boi do Coração foi o primeiro na noite de sexta-feira (08) e o Boi da Estrela na noite deste domingo (10).

* Nesta questão natalina, um mini rebuceteio tribal surgiu entre os bovinos. Isso porque a conselheira de arte e comentarista oficial do Boi Caprichoso Socorrinha Carvalho fez um comentário em uma de suas redes sociais à decoração red chamando-a de cafona.

FB_IMG_1510101134896

* O coordenador da Comissão de Artes e diretor de arena do Boi Garantido Edwan Oliveira respondeu, também em sua rede social, chamando a conselheira de “fina” e dando a entender que a mesma estava incomodada demais.

* O anúncio das toadas estratégicas do Boi Caprichoso ascende uma luz no fim do túnel e dá sinais de rompimento com os padrões estabelecidos no festival de Parintins na última década, aonde não se sabia qual boi era qual (estilos).

IMG-20171114-WA0067

* Há uma década atrás sabia-se dizer, de forma instantânea, qual era o estilo de cada bumbá: o Caprichoso era o mais vibrante, contagiante e esmerado. Já o Garantido era mais garra, emoção e tradicional.

* Devido perder muitos títulos para Boi do Coração, o Boi da Estrela passou a adotar o estilo de apresentação do rival para proteger-se do esquema de manipulação. Num primeiro momento funcionou e obteve-se resultados. Contudo, tornou o festival previsível, maçante e quase sem originalidade.

IMG-20171108-WA0008

* O que se pode vislumbrar com as toadas estratégicas blue é a tentativa muito clara de imprimir um novo estilo ao Festival e, especialmente, ao Boi Caprichoso resgatando a fama de outrora: a de inovador.

* Diante deste cenário teremos em 2018 uma disputa não só de cores e concepções mais, sobretudo, de estilos. Além de um conflito entre o inovar sem abrir mão da essência original e o inovar quebrando tabus, rompendo “dogmas”, padrões, conceitos pré-estabelecidos e herdados.

IMG_20171110_094303_592

* Prova disso são as obras de Ronaldo Barbosa e Simão Assayag: “Boto Romanceiro” e “Traidor“. Das toadas estratégicas, o cretino colunista destaca o supra-sumo azulado: “Artesã – O Saber Ancestral”, “Misticismo – A Revolução”, “Yanomami – Apocalipse Xamânico” e “Terra – Mãe Ancestral”.

* Das 23 toadas do repertório blue, o cretino colunista escolhe “Misticismo – A Revolução” para ser seu cartão de vista e de apresentação. Guto Kawakami e Gabriel Moraes estreiam uma parceria de sucesso. Os curumins da Francesa voaram baixo sobre a lua.

IMG_20171110_092236_016

* Porém, nem tudo são flores nas estratégicas blue. Há duas ou três obras que estão anos-luz de distância do quarteto mencionado acima: encheram linguiça, apenas!

* No conjunto da obra, o repertório de “Sabedoria Popular – Uma Revolução Ancestral” está muito superior ao deste ano. E o melhor de tudo: há coerência, qualidade e homogeneidade entre as obras.

* Do outro lado da ilha, na Baixa do São José, o Boi Garantido caminha para a escolha/montagem de seu repertório sob o contexto “Auto da Resistência Cultural“. Esta semana choveu demos para apreciação do cretino colunista em audições particulares.

20171107_203514

* A parceria Robson Jr. e Felipe Jr. resultou em quatro obras (dentre elas toada de Porta-Estandarte e de Cunhã-poranga). As obras são comuns e seguem quase um mesmo padrão.

Vanderlei Alvino, o  “Vandex”, assina quatro obras em duas parcerias diferentes. Com Ivo Meirelles, uma toada genérica – Exaltação Folclórica. Com Demétrius Haidos, três obras: uma livre – Tema – e dois rituais espetaculares.

* Rafael Lacerda concebeu três obras para a rubra seletiva. Dentre as três obras destaque total para a toada genérica de Toada, Letra e Música muito boa.

IMG-20171110-WA0058

* Rafael Marupiara apresenta duas obras/apostas. Uma toada genérica com potencial para Figura Típica Regional e outra que pode ser tanto lenda quanto ritual com uma boa pegada e um tanto ousado.

* Uma das novidades no certame perreché é a participação do torcedor paulistano Sandro Putnoki com uma toada muito boa que fala sobre a religiosidade nos quatro pontos cardeais da ilha.

* Outra novidade, também, é a participação de P. A chaves que assina uma obra: toada genérica de galera. Debutando, assim, como compositor. Outro debutante é o rubro torcedor Rubens Alves que traz sangue novo entre feras.

IMG-20171207-WA0002

* Algumas das curiosidades do processo seletivo musical red são as novas parcerias que surgiram este ano: Rafael Assayag, Everton Auzier e Rodrigo Teixeira. A tríade vêm com três propostas bastante interessantes e de raiz tribal.

* A parceria Rayner Caroline, Jackson Sicsú, Fábio Soldado e Jair Tapajós traz duas boas obras: uma genérica de galera e uma apoteose, ambas vibrantes e pra cima.

20171203_133553

*A parceria Alfredo Campos e Isael Aruda põe na mesa quatro obras bem ao estilo “Perreché Cult-Popular“. São obras em sua maioria poetizadas, melódicas e tradicionais.

* Paulinho Dú Sagrado, a grife encarnada, bem que poderia ser chamado de “James Bond do São José” (nunca erra!). Assina quatro obras- primas dando aula à arrogância dos sabichões e aos “meladinhos” de ontem e de hoje.

IMG_20171205_111912_320

* As obras são: uma tradicional (aquele estilo Alvorada às 05 da manhã) na voz de uma das tataranetas de Lindolfo Monteverde com uma pegada mais lúdica; uma de Porta-estandarte que pega/chama a galera pelo coração; uma genérica – Toada, Letra e Música – que exalta o negro e suas vertentes enquanto povo/raça e; um ritual (Araweté) pra lá de abusado na métrica e na melodia. O “velhinho” meteu o louco, geral!

* César Moraes, de volta à Baixa do São José, vem mordendo forte com cinco ótimas obras, dentre elas uma abertura espetacular. É incrível como o afamado compositor rende muito mais no lado red da ilha.

* Maués fervilhou neste fim de semana com o mega show de Wesley Safadão na Praia de Maresia. E quem surfou na cristã da onda foi o levantador de toadas Sebastião Jr. e a marca Aikaz da jornalista e empresária Emily Araújo.

20171210_141349

* A noite de sábado (09), em Parintins foi marcada por uma festa irrepreensível de alto padrão, sofisticação e bom gosto: o enlace matrimonial de Andressa Góes e Cesar.

* A festa teve as assinaturas de Lena Souza Lima (Assessoria e Cerimonial) e Erika Baranda (Cenografia e Decoração). As cunhatãs arrasaram!

 

 

* Na próxima sexta-feira (15), acontecerá o enlace matrimonial de Geovanna Vieira e Breno Colares na igreja do Sagrado seguido de recepção no Kuat Clube. Promessa de mais uma noite inesquecível e, igualmente, deslumbrante. Felicidades ao casal!

FB_IMG_1512940563960

É só…

Por hoje!

Até a próxima…

#SouVitima!