O Garantido em Movimento

 

São mais de 20 anos dedicados à cultura do Boi-Bumbá de Parintins. Formado em 1996, por torcedores apaixonados pelo Garantido, que resolveram dar uma identidade ao boi da Baixa de São José na capital do Estado, o Movimento Amigos do Garantido (MAG), surgiu para hastear, com firmeza, o pavilhão vermelho e branco em Manaus.

O nome é uma homenagem aos antigos “Amigos do Garantido”, time pioneiro que lutou incansavelmente para vingar a marca Garantido, em Manaus. Com a reorganização e a formação de um novo grupo, contando com alguns remanescentes dos “Amigos do Garantido”, o boi de Lindolfo partiu no ano de 1996 para o Olímpico Clube.

Nascia o Movimento Amigos do Garantido (MAG), cuja formação  é a responsável pelos ensaios oficiais do boi em Manaus. Hoje, o MAG é dirigido por duas mulheres: Izoney Tomé e Welciane Jacintho, presidente e vice, respectivamente. O MAG também contribuiu na solidificação patrimonial e estrutural do  Boi da Baixa de São José comprando dois galpões na Cidade Garantido.

Em entrevista, Izoney Thomé fala sobre o ano de 2017 e expectativas para o próximo ano.

Izoney Tomé e Welciane Jacintho-1

1.    No próximo ano, o Movimento Amigos do Garantido (MAG) completa 22 anos de fundação. Como avalia a atuação nesse período?

Izoney Tomé: O MAG continua sendo o grande porta voz do Garantido em Manaus, mantendo viva a chama do Boi Bumbá Vermelho. Além disso, já contribuímos e continuamos ajudando (na medida do possível) financeiramente a Associação.

2.    Nesse segundo mandado quais as prioridades a frente do MAG?

Izoney Thomé: A prioridade é insistir em recuperar o público do Boi, oferecendo um local para os eventos que pudesse oferecer segurança, estacionamento, e inovação na parte musical.

3.    Como foi o ano de 2017 para o MAG ? Qual sua avaliação?

Izoney Tomé: O ano de 2017 foi um ano de implantar novas ideias para recuperação do público do Boi Bumbá e fizemos algumas alterações no formato do Curral. Como iniciar os eventos sempre com um Grupo que trouxesse as toadas antigas para que o público pudesse “relembrar” os velhos tempos e dançar o dois pra lá, dois pra cá.

Também implantamos o projeto “Bairros Amigos do Garantido” com o objetivo de trazer o público do entorno do CASSAM. (Quem participava do projeto tinha entrada gratuita até um horário pré acordado).

Levamos o Boi para um público novo, no Copacabana, em parceria com Amazon Best.

Tudo buscando novas oportunidades de trazer de volta o público que antes lotava os currais.

4.    Quantos sócios existem no MAG? O que fazer para se tornar sócio?

Izoney Tomé: Desde sua fundação, os voluntários revezam-se na missão de realizar eventos. Temos 148 sócios. Para participar do MAG tem que ser indicado por dois sócios e entrar como colaborador por no mínimo dois anos e mara o Garantido, lógico.

Welciane Jacintho e Izoney Tomé

5.    Como é a relação do Movimento com a Associação Folclórica?

Izoney Tomé: A relação do MAG com a Associação é muito boa, onde existe um respeito da Associação pelo nosso Movimento e principalmente percebemos a mudança no tratamento com nossos associados na Cidade Garantido.

O ex-presidente Adelson, cumpriu o que prometeu para nossos associados no Festival e sentimos uma aproximação muito maior com toda a Diretoria.

6.    Qual a importância tem o MAG para o Garantido?

  Izoney Thomé: Acreditamos que o MAG continua sendo o grande divulgador do Festival em Manaus, procurando colocar na mídia, o amor ao Garantido e para isso acontecer contamos com uma Assessoria de Imprensa que nos apoia com muito profissionalismo e dedicação, valorizando os colegas da Imprensa, por meio do camarote Pavulagem.

7.    Qual a expectativa para os Currais de 2018? Tem local? Qual a perspectiva de público?O que fazer para atrair mais torcedores aos eventos?

Izoney Tomé: Ainda não temos um lugar definido para os eventos do próximo ano. Estamos a procura. Também temos a expectativa de cumprimento da promessa do Prefeito, que em reunião no ano passado, prometeu que iria dar um lugar para os movimentos em Manaus.

EVENTOS DO MAG (4)EVENTOS DO MAG (3)EVENTOS DO MAG (1)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: