Onde amarramos nosso burro?

Por Nárnia!

O cretino colunista, que um dia já foi de segunda sem jamais ter sido de quinta, chama a atenção do Mundo Bovino, porém cão mais cão do que bovino dividido entre azul e vermelho, que aguarda, desesperadamente, por alguns milagres para o malabarismo midiático que circundam as porteiras de Caprichoso e Garantido visando votos em 2018. Por fim, chamando à atenção da Francesa e da Baixa: valorizem-se!

 

26151715599599

PL

Nas últimas semanas dois Projetos de Lei, um no âmbito federal e outro estadual, deram o que falar no mundo bovino, porém cão por serem nenhuma farinha para muitíssimo caldo, que tende a entornar!.

PL II

O Projeto de Lei 5.609/16, de autoria do senador Omar Aziz e recém-aprovado na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), dá a Parintins o título de reconhecimento  (sic) nacional como a capital (sic) do Boi-Bumbá segue para a sanção [do capiroto!] presidencial.

PL III

O Projeto de Lei 88/2017, de autoria do deputado estadual Josué Neto, também, recém-aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Aleam, reconhece a tradicional “Alvorada do Boi Garantido” como Patrimônio Cultural do Amazonas.

 

papo-reto_560043a706ec8

BLÁ, BLÁ, BLÁ

O Projeto de Lei do senador Omar Aziz agrega a Parintins e ao seu festival nada, exatamente nada, além do que já possuem agregado. Ainda neste sentido, o mesmo não beneficia Caprichoso e Garantido sob nenhum aspecto e ou prisma.

???

Já, o Projeto de Lei do deputado Josué Neto causa estranheza e desconforto na Francesa e no Palmares. Isso porque, o parlamentar é sócio do azul e branco e autor do mesmo. Na Gomes de Castro a pergunta é uma só: é pra nós, nada?

IDEM

De fato, a Alvorada do Boi Garantido é o maior evento/festa de rua de Parintins, possui um apelo cultural e tradicional que faz parte do calendário e do subconsciente da cidade. Contudo, o reconhecimento legislativo é mais decorativo do que prático.

images

– Curumim alesado que estais na Terra, cretino seja vóis entre os bovinos assim na Francesa como na Baixa. Escultaí-me?

– Sim, ó meu velho!

– Vamos propor um Projeto de Lei?

– Opa, isso tá na moda. Qual?

– O 171/2017!

– Off Line.

fbb4888b-c8ba-4248-bc12-ffa3d51c13fd

Há, quando se vislumbra o horizonte bovino, nuvens negras de gafanhotos aterrorizantes à caminho da Francesa e da Baixa do São José. Mais do que títulos legislativos Caprichoso e Garantido precisam, muito, e para ontem, de DINHEIRO. Nossas autoridades fazem malabarismo midiático dando fraternos e simpáticos beijinhos nos ombros. Afinal, quem pariu os Boi que os levem à arena!

Banner_rapidinha(2)

* O cretino colunista já disse nesse espaço, em outras edições, que as emendas (para a finalidade e valor bruto anunciado em 2016) prometidas e inseridas nas prestações de contas de Caprichoso e Garantido não existem sendo tão somente conversa para boi (s) dormir (em) e sonhar (em).

* Tanto no âmbito federal quanto no âmbito estadual, tais emendas (no valor prometido e contabilizado) não constam nas LOAs de 2017 e 2018.

* Em uma breve pesquisa no site da Câmara dos Deputados (aqui) os resultados (aqui) não deixam dúvida do citado acima: não há emendas específicas destinada a Parintins e para o Festival.

FB_IMG_1510101134896

* O que isso significa na prática? Que em 2018,  os Bois continuarão de pires nas mãos sem terra, sem teto, sem grão… Com muito mais dívidas!

* A penhora de um dos imóveis do Boi Caprichoso é resultado daquilo que o cretino colunista vem dizendo há muito tempo: acordos são para serem cumpridos e não empurrados com a barriga.

* Enquanto líderes e dirigentes bovinos não levarem a sério à questão dos acordos formados no âmbito da justiça terão sérios e grandes problemas. Não adianta dizer e se comprometer em fazer: tem que fazer!

IMG-20171114-WA0067

* Nesse sentido, os presis Babá Tupinambá e Fábio Cardoso estiveram no Ministério Público do Trabalho – MPT e realizaram mais um acordo visando o pagamento das ações trabalhistas pendentes.

* O acordo foi necessário para assegurar que a cota de patrocínio que cairá este mês seja para o prometido: pagar o restante da folha de pagamento de 2017. Uma vez que, segundo informações prévias, o valor estaria caucionado pela Justiça do Trabalho.

* Com o novo acordo, a cota de patrocínio (com previsão de depósito para o dia 23 deste mês) fará a alegria de muitos artistas e funcionários, além de salvar as festas de fim de ano dos mesmos.

IMG-20171108-WA0008

* O Boi Garantido realizou na manhã deste sábado (2), no IFAM/PIN a primeira seletiva do concurso para Rainha do Folclore com dezesseis das dezessete candidatas inscritas.

* Isso porque a candidata Brena Cavalcante desistiu do processo e até o fechamento desta edição não foi informado o real motivo de tal desistência.

* A coluna ouviu alguns dos jurados presentes à seletiva red e captou os principal destaques do dia. E, também algumas curiosidades.

* Todos foram unânimes em afirmar que o padrão do concurso estava alto e que as dezesseis candidatas fizerem ótimas apresentações. É claro que houve candidatas que se destacaram.

Collage 2017-11-21 22_37_45

* Dentre esses destaques estão: Brenda Beltrão, Mayra Dias, Vanessa Costa, Géssica Costa (Castro) e Cleandra Tavares.

* Segundo os jurados ouvidos, a candidata que melhor se saiu no sábado foi a jovem parintinense de 19 anos Brenda Beltrão. A bela morena apresentou um conjunto (beleza e dança) harmônico e impactante.

* Mayra Dias chegou (chegando!) chamando a atenção por sua beleza, porte, apresentação quase segura se não fosse um leve deslize em um salto e linear, porém sua indumentária foi apontada como um fator negativo da candidata.

* Vanessa Costa impactou pela sua beleza, indumentária e técnica apurada. Sua apresentação foi limpa, bonita, elegante e diferenciada.

20171112_165216

* Cleandra Tavares também chamou a atenção por conta de sua indumentária e sua forte apresentação. A morena demonstrou muita garra, porém um ou outro jurado apontou o biótipo da candidata como seu ponto fraco.

* Géssica Costa, ainda segundo os jurados, foi a que melhor se expressou no sábado e a que mais agradou nesse quesito. Além, de ter uma evolução firme e limpa.

* Perguntados quais dos destaques seriam a escolhida se a decisão tivesse sido no sábado. A resposta foi dívida (por origem), contudo a mesma: da ilha seria Brenda Beltrão e de fora Mayra Dias pelo conjunto da “obra”.

Collage 2017-11-21 22_31_06

* Não há vídeos das apresentações individuais das candidatas por determinação da coordenação do concurso que proibiu a gravação. Apenas o staff do Boi do Coração estava autorizado a filmar as apresentações.

* Há duas curiosidades entre as candidatas segundo a coluna apurou: 1. Any Caroline que foi item substituto no Caprichoso e era sócia da Francesa pediu desfiliação da associação blue pra participar do concurso; 2. Luane Filizola fará dezoito anos (idade mínima do edital até a data de inscrição ou anterior a ela) um dia antes da grande final.

* O cretino colunista teve o primeiro contato com as demos red para 2018 na manhã deste domingo (3). Uma ressalva se faz necessária: o mesmo estava tão feliz com as demos blue e vêm esses poetas da Baixa tirarem o doce da “criança”.

* Ao total foram ouvidas oito toadas: seis de um só compositor que vem fazendo os hits encarnados nos últimos anos e duas de outro compositor que é uma grife.

* Do compositor dos grandes hits só obras fantásticas: são socos no estômago. Destaque para a de galera com um tom de desafio; a figura típica, declaração de amor ao boi e lenda.

1511348279799

* Do compositor-grife Paulinho Dú sagrado um ritual muito louco e uma tradicional bem “perrechezona”, igualmente fantásticas.

* Nessa pegada, os rubros passarinhos cantaram que os Baías (Enéias Dias, Marcos Moura e João Kennedy) possuem balas de nitrato de prata dentre as sete obras compostas; Demétrius Haidos têm na manga cartas de Gambit e; Robson Jr. uma toada de cunhã  muito “porrada”.

* A ex cunhã blue Maria Azêdo inaugurou esta semana em Manaus a segunda loja que leva seu nome, a Stilo di Maria. A belíssima anfitriã recebeu amigos, parceiros, clientes e familiares no novo endereço na Avenida Tancredo Neves, 2090 – Flores (Páteo Laranjeiras)

FB_IMG_1512320118044

* A noite de sábado (02), contou um evento super da hora no Flutuante Sedutor, o Paixão é toada. Um evento coordenado pelo talentoso P.A Chaves que contou com vários toadeiros apresentando ao público bovino uma nova proposta de evento. Show de bola!

* Dia 16 deste mês, em Parintins, o consagrado diretor de arena Edwan Oliveira realizará o seu famoso show de transformismo. Quem estiver na ilha não perca porque será bafo!

20171203_133553

* E no próximo fim de semana Juruti estará em festa por conta do lançamento do tema 2018 da Tribo Munduruku. O evento contará com as participações especiais dos bovinos Edmundo Oran e Gabriel Ferreira.

IMG-20171129-WA0015

* O mundo bovino, porém cão, Parintins, o festival e o Boi Caprichoso perderam esta semana um pouco do seu brilho e muito de sua alegria com o falecimento do querido João do Carmo, o “Careca”. Para ele, leitor desta coluna, nossa eterna lembrança e saudade.

20171201_105212

Obs: Fica o espaço aberto aos citados (nas notas) para quaisquer eventualidades e versão dos fatos. Contato: portaldeparintins@gmail.com / (92) 99442-8106

É só…

Por hoje!

Até a próxima…

#SouVitima!