“Começamos a preparar um Boi campeão”, diz presidente do Garantido em seminário

“Começamos a preparar um boi campeão”. Foi uma das frases ditas pelo presidente do Boi Garantido Fábio Cardoso no discurso de encerramento do seminário realizado pela agremiação na sexta e sábado. Na estratégia para 2018 o Garantido ampliou a Comissão de Arte que terá como coordenador o artista Edwan Oliveira. Novos membros foram inclusos, além de uma assessoria criada para dar suporte ao núcleo criativo do boi da Baixa do São José.

Entre os novos integrantes estão o escritor Wilson Nogueira, o jornalista Allan Rodrigues, o folclorista Marcos Boi e o produtor cultural João Fernandes com vasto currículo na área acadêmica, cultural e folclórica.

Na comissão, o vice presidente Messias Albuquerque atuará como mediador com a diretoria e para dar equilíbrio financeiro ao projeto. “As mudanças tem um único objetivo que é trazer o titulo a Baixa do São José”, disse Messias. Completam a Comissão de Arte nomes importantes como os artistas Marialvo Brandão, figurinista Roberto Reis e o jornalista Fred Góes.

Outra inovação foi a criação da assessoria da Comissão de Arte que conta com pessoas de setores estratégicos do boi como o produtor musical Alder Oliveira, o músico Enéas Dias, o cenógrafo Emerson Brasil e o artista Augustinho Belém.

Segundo o presidente Fábio Cardoso, o objetivo dessas mudanças é dar mais fundamentação ao projeto observando o ponto de vista acadêmico no processo de criação. Cardoso garante que isso só fortalece o bumbá na busca do título. “Nós temos hoje uma Comissão de Arte muito mais preparada para desenvolver o tema. Temos agora a questão técnica e acadêmica também muito forte. Nós conseguimos equilibrar e fortalecer ainda mais nossa Comissão de Arte”, diz o presidente.

O novo coordenador da Comissão, Edwan Oliveira destaca que a nova formatação traz uma nova oxigenação de idéias e pensamentos. “O projeto que nós buscamos será o mais perfeito e grandioso possível para o festival de 2018. A vinda desses novos profissionais vem com intuito de fortalecer ainda mais a criacão do projeto”, explica.

O jornalista Allan Rodrigues disse ter recebido com orgulho o convite para fazer parte da multicampeã Comissão de Artes do Garantido. Ele assegurou que vem unicamente para somar com o Boi. “A gente vai trabalhar com todo gás e empenho para que o que vá para a arena seja um trabalho coletivo, fundamentado e que dê orgulho para nossa galera”, salientou.

IMG-20171014-WA0090

Texto: Eldiney Alcântara
Fotos: Márcio Costa