Au revoir: culture merci!

Por Nárnia!

A notícia mais aguardada das últimas duas décadas fora dada esta semana: o fim do secretariado de Robério Braga, “Berinho” para o cretino colunista que um dia já foi de segunda sem jamais ter sido de quinta, agradou a gregos e troianos causando múltiplos orgasmos no meio artístico e cultural e  um rebuceteio de alegria [and alívio!] no mundo bovino, porém cão mais cão do que bovino dividido entre azul e vermelho aos sons de alaridos tribais e com sotaque francês: merci beaucoup… Au revouir!

 

26151715599599

CAIU

Depois de mais de duas décadas reinando na cultura amazonense Robério Braga foi substituído pelo governador suplementar, Amazonino Mendes, o mazoca. Vai ver que o ex-secretário não goste mais tanto do mel da abelha ou vice-versa.

CAIU II

Robério Braga deixa a pasta da Cultura com grandes realizações tanto quanto grandes desastres e desgastes.  Festival de Ópera e Jazz, o abandono, em 2016, aos festivais culturais e festas populares do Estado (do Carnaval ao Festival de Parintins) são exemplos máximos à frente da SEC.

 

papo-reto_560043a706ec8

NOVO

O substituto de Robério Braga é  o músico formando em Relações Públicas Denilson Novo. Guitarrista e voz da banda Tucumanus seu desafio é tonar a Cultura do Estado realmente popular.

NOVO II

Diferentemente de seu antecessor, Novo é adepto à cultura alternativa e a tradicional cultura dos beiradões da Amazônia. Em outras palavras, é mais povão (proletariado comedor de jaraqui) do que elite (burguesia Baré metida a besta).

 

images

– Curumim alesado?

– Diga meu velho.

– Pano rápido?

– Mande bala!

– Uma perna e uma canela dá no quê?

– Dá em pernada: e das boas.

– Sábia resposta!

– Off Line.

fbb4888b-c8ba-4248-bc12-ffa3d51c13fd

Robério Braga sai da SEC, mas será que a SEC sairá de Robério? De certo mesmo é o fim do feudalismo ainda que tardio em no mínimo uma década. Oxalá!

Banner_rapidinha(2)

* O Boi Caprichoso lançou nesta semana o tão esperado DVD blue de 2017 gravado no início do ano. #BemRoberio.

* Os sócios azulados que estão em dias com suas mensalidades já podem retirar seu DVD nos escritórios de Parintins e de Manaus em horário comercial. #CorreNegada.

* Aos demais sócios inadimplentes e torcedores os mesmos estão à venda nas principais redes e lojas do ramo. #AdquiraJa.

* O Boi Garantido realizará nos próximos dias 13 e 14 deste mês no Contemporâneo Evento seu workshop visando o festival do ano que vem. #PlanejandoOFuturo.

* Na ocasião, o Boi do Coração reunirá todos os setores envolvidos na construção do Boi de Arena para avaliar os erros e acertos de 2017 e traçar planos, estratégias, diretrizes e nomes para a reconquista do título perdido. #CatandoOsCacos.

* Isso significa: reavaliar o time, maximizar os acertos, minimizar as diferenças e corrigir os erros óbvios e os que surgirão no decorrer da reunião. #ElementarCaro.

* De prima, não está totalmente descartadas substituições de itens e de membros da Comissão de Artes. #StandBy.

* Nesse sentido, dois nomes estão sob forte e eminente ameaça: Tony Medeiros e Fred Góes. #SintaOSom.

* Na seara da rubra Comissão de Artes, um nome é apontado como cotadíssimo a integrar a mente pensante da Baixa do São José: João Fernandes. #Boa.

* Bico Doce, o soberano do mundo bovino, cantou ao cretino colunista que um dia após a vitória de Fábio Cardoso o mesmo teria sido contactado. #SempreEle.

João Fernandes é produtor cultural e professor universitário. Proprietário do Casarão de Idéias (com acento mesmo!) e Coordenador do Festival Mova-se, um dos mais importantes festivais de dança do país. #Perfil.

* Seu nome já teria sido cotado para a Comissão de Artes em 2016, mas houve resistência por velhos nomes que a compõem. Mas, como Fábio Cardoso agora tem tinta na caneta seu nome ressurge com força total. #AgoraVai?.

* Brilho de Fogo, o que faz morada na Armando Prado, cantou que o martelo teria sido batido e que supostamente seria a grande surpresa e novidade do rubro workshop. #Veremos.

* Antes, o new rubro presis deu uma cartada de mestre: contratou Pelado Jr. (Produtor do Boi Caprichoso) para compor sua equipe musical ao lado de Alyson Low. #BestinhaSQN.

* Pelado Jr. dividirá a produção do rubro CD de 2018 com duas feras na composição da Baixa: Paulinho Dú Sagrado e Eneias Dias. #Covardia.

* Isso por si só significa que o produto fonográfico encarnado para o ano que vem será pra lá de musical. #Expectativa.

* Enquanto isso na Gomes de Castro, a ordem foi dada aos vassalos presidenciais: promova o homem [Saulo Vianna]. #2019.

* O Furacão do Boi, Klinger Araújo, gravará seu DVD no próximo dia 11 (véspera de feriado) no Teatro Amazonas em comemoração aos seus 30 anos de carreira com muito Repeneirando e Bumba-Bumbum-Bumbá. #BoraManinhos.

IMG-20171007-WA0000

* Outubro é mês de Boi Manaus. Mais uma vez a edição da festa de aniversário da cidade de Manaus será realizado na Ponta Negra e diferentemente do ano passado com direito à “Feirinha do Tururi”. #Resistindo.

* Outra novidade desta edição é a participação de uma nova atração, além das indicações de Caprichoso e Garantido. Uma votação foi aberta para indicar o nome (solo ou grupo) com término na noite de hoje, domingo (09). #CorridaMaluca.

* O cretino colunista ouviu as primeiras demos blue em audições privês a convite de alguns compositores. O nível está elevadíssimo, principalmente, nas genéricas. #BoaSafra.

* Nessa categoria os destaques iniciais são as obras “Porque Sou Caprichoso!”, “A Mais Querida”, “Tribo Caprichoso”. Na categoria temática o destaque é “Amado Touro Negro (Auto do Boi)”. #BalasDePrata.

É só…

Por hoje!

Até a próxima…

#SouVitima!