Tchau, queridos: Fábio Cardoso é presidente do Boi Garantido!

Por Nárnia!

O próximo ano, 2018, faz-se realidade e o mundo bovino, porém cão mais cão do que bovino dividido entre azul e vermelho já pode pôr seu traje de fim de ano e realizar a queima de fogos. Tema blue revelado e rubro presis eleito: fecha a conta e passa régua… Próximo!

 

26151715599599

TEMA

O Boi Caprichoso anunciou, com uma mega produção, nesta sábado  (23), no curral Zeca Xibelão o seu tema para 2018: “Sabedoria Popular: uma Revolução Ancestral”. 

TEMA II

Os conselheiros de artes, o vice-presis blue Jender Lobato e o preis blue Babá Tupinambá fizeram parte do elenco do anúncio representando cada um, arquétipos das matrizes culturais que compõem o grande caldeirão cultural da Amazônia.

TEMA II

Em 2018, a proposta do Boi da Estrela é fazer revolução via conhecimento popular e ancestral oriundo dos povos que aqui (Amazônia) viveram/vivem e que para cá vinheram. Seus costumes, saberes, crenças, tradições, aromas e sabores serão é o caminho escolhido para o bicampeonato da Francesa e do Palmares.

papo-reto_560043a706ec8

RUBRA ELEIÇÃO

Hoje, a Baixa do São José viveu um grande momento de sua história na eleição do seu novo presidente. Um pleito marcado pelos ânimos exaltados e pela disputa em si. Ora bonito de se ver, ora vergonhoso de se comentar.

RUBRA ELEIÇÃO II

A festa da democracia Perreché vista na Cidade Garantido, em Parintins, e no Sambódromo, em Manaus, deve ser exaltada por seu contexto. No geral, a eleição deste domingo na Baixa do São José foi uma demonstração de seu amadurecimento social.

RESULTADO

Contrariando todas as expectativas, pelo menos da oposição, Fábio Cardoso e Messias Albuquerque venceram a disputa pela preferência e confiança dos rubros sócios por duas tribos e um ritual e meio de diferença.

images

– Meu velho?

– Sim, curumim.

– Lhe surpreende o resultado da rubra eleição?

– O resultado em si não, mas a diferença!

– Ora meu velho a diferença está na diferença entre os candidatos.

– Bem observado, curumim alesado: na mosca!

– Off Line.

fbb4888b-c8ba-4248-bc12-ffa3d51c13fd

Em qualquer guerra onde duas ou mais partes interessadas na conquista do poder a melhor tática sempre foi a de unir para conquistar. O reino/exército que marchou sozinho não passou da infantaria. Quem sabe na próxima a oposição do Garantido aprenda a lição e, principalmente, desarme-se dos seus egos pessoais e mesquinhos.

Banner_rapidinha(2)

* Quando o Garantido perdeu o festival deste ano a rubra oposição ficou com, a faca e o queijo na mão. Era o cenário perfeito para iniciar a campanha com a situação humilhada e derrotada. #MelhorImpossivel.

* Nesse cenário deu-se a subida meteórica de Antônio Andrade com a vaga lembrança de um tetracampeonato conquistado e o reforço do coro “3×0 nunca mais”. #ComBorra.

* Aliás, esse mote (do 3×0) eleitoral puxado pela chapa de Marco Aurélio beneficiou muito mais a Antônio Andrade do que o próprio com sua estratégia de esperar a eleição suplementar ao Governo do Estado passar. #ErroGrotesco.

#Na reta final, Marco Aurélio avançou e Antônio Andrade perdeu força e ritmo. Mas, Inês já era morta: Fábio estava consolidado na frente. #Elementar.

* A estratégia de ficar Messias Albuquerque em Manaus e Fábio Cardoso em Parintins fez, literalmente, a diferença. Chapa é para isso, ou seja, compor e diminuir distâncias e ampliar alcance. Algo mais que isso é quimera e jogo de marketing visual. #LicaoDada.

* A oposição do Boi Garantido fora pouco inteligente quando dividiu-Se quando na guerra é preciso unir para conquistar. Amarga a sua segunda derrota por conta da vaidade e ego individual. #PerdeuAChance.

* Ensaiou uma união às vésperas da eleição, mas saiu como entrou: dividida, sem rumo e sem direção. Aliás, direção tinham: derrota. #NaoDeuOutra.

* O recado da maioria dos sócios da Baixa elegendo Fábio e Messias é bem claro: somos um só Garantido e percebemos o respeito de volta ao Garantido. Porém, queremos que seja feito na área artística o que foi feito na administrativa. #Claríssimo.

* Os maiores derrotados desta eleição, mais uma vez, são os Deltas que estão enterrados na Baixa e, esperamos, que sejam expurgados, definitivamente, do festival. #RobertaMirandaGatesos.

* Quais os erros da oposição do Garantido: caminhar dividida, discurso frágil e incoerente, falta de visão estratégica, planejamento a longo prazo e foco no que realmente importava: conquista de votos. A briguinha sobre o local de votação é exemplo máximo disso. #DesperdicioDeEnergia.

* Quais os acertos da situação? Austeridade na gestão, prestação de contas, planejamento a longo prazo ( A chapa já estava fechada em 2014) e divisão da chapa em cada um dos colégios eleitorais fazendo corpo a corpo com os sócios. #ResultadoDaVitoria.

É só…

Por hoje!

Até a próxima…

#SouVitima!