No xadrez da Baixa, a disputa está polarizada

Por Nárnia!

A disputa pela presidência da Baixa do São José agita o mundo bovino, porém cão mais cão do que bovino dividido entre azul e vermelho. O cretino colunista que um dia já foi, literalmente, de segunda sem jamais ter sido de quinta previu as movimentações atuais com várias rodadas de antecedência e vaticinou: disputa de três num jogo de dois!

 

26151715599599

FUGA

No Dia do Folclore (22), no curral Zeca Xibelão, o Boi Caprichoso retornou a realizar uma antiga e esquecida tradição: a fuga do Boi. Iniciada pela família Vieira, do padrinho Didi, por muitos anos a fuga do boi não era realizada na Francesa sendo resgatada pela atual diretoria blue que escolheu o Dia do Folclore (22), como a data oficial da festa.

FUGA II

Com concentração no caís do Porto, o Boi Caprichoso percorreu as ruas da ilha em direção ao seu curral sendo guarnecido por seus vaqueiros, lamparineiros, Dona Aurora e Gigante. No reduto da Gomes de Castro, o touro negro fora laçado, mas conseguiu se soltar fugindo para reaparecerá ano que vem a ser guiado por uma estrela para brincar mais uma vez no festival.

EDITAL

Em outra ação, o Boi Caprichoso lançou o edital de toadas (aqui) que regerá o processo de seleção da trilha musical para 2018. De acordo com o edital, o CD azulado será composto de 18 (dezoito) obras selecionadas em duas fases: em Manaus (classificatória) e em Parintins (eliminatória).

EDITAL II

No geral, as regras do certame são quase as mesmas dos últimos anos onde serão escolhidas 25 obras para seguirem à votação em Parintins e disputarem a vaga e o prêmio de R$ 3 mil/obra. As inscrições para as genéricas irão até o dia 10 de e outubro e as estratégicas até 10 de novembro.

 

papo-reto_560043a706ec8

RUBRA ELEIÇÃO

Há vinte e três dias da escolha do novo rubro presis as movimentações no tabuleiro perreché estão cada vez mais intensas. As três chapas (Antônio Andrade, Fábio Cardoso e Marco Aurélio) realizam encontros, reuniões, eventos e promovem-se nas mídias sociais na disputa pela atenção, preferência e, principalmente, o voto do sócio da Baixa.

LANÇAMENTOS

Nas duas últimas semanas, dois pré-candidatos à presidência do Boi Garantido realizaram o lançamento de suas campanhas. Em Parintins, no Ilha Verde, a festa foi da chapa de oposição encabeçada por Antônio Andrade e em Manaus, no Centro de Convivência da Aparecida, a festa foi da chapa da situação encabeçada por Fábio Cardoso.

BATUCANDO

Festa também ocorreu no Almirante com o retorno do “Batucando no Verão” que reuniu torcedores, sócios e simpatizantes da chapa de oposição encabeçado por Marco Aurélio. Sua vice, Tatiane Barros, que esteve presente realizando o corpo a corpo e sendo muito solicita e atenciosa com todos (sua marca registrada!).

 

images

– Curumim alesado, seu diabo!

– Ué, deu linha cruzada? Quem está aí: o meu velho ou a Cárita Vaz?

– Não se faça de besta.

– Ui, tá raivosa!

– Tua história da semana passada está muito mal contada mesmo, “hein”. Nem falastes dos LEDs, nos shows terceirizados, do R$ 1 milhão…

– Aquele que saiu sem entrar e entrou saindo?

– O próprio! Faltou, também, falar sobre aquele “esquema” lá do Itaúna, lembra?

– Ficou louco? Pula essa!

– Quem tem… Tem!

– Off Line.

 

fbb4888b-c8ba-4248-bc12-ffa3d51c13fd

A edição comemorativa de número 1.000 da coluna (aqui), na qual foi publicada a história da criação dos Deltas, detalhes, curiosidades e os por menores do Festival Folclórico de Parintins e de seus bastidores, rebuceteou geral causando reações diversas. A intenção do cretino colunista nunca fora a de atacar nenhum dos candidatos da corrida presidencial da Baixa e, sim, tornar público ao grande público aquilo que se sabe e comenta-se à boca pequena há anos e anos fingindo que nada aconteceu por pura hipocrisia, conveniência e covardia. De 99 a 2017, alguns cúmplices e financiadores do esquema agem/atuam como Pilatos (lavando as mãos) e Pedro (renegando três vezes). Quem deve não teme!

Banner_rapidinha(2)

* A edição 1.000 da cretina coluna foi um sucesso absoluto em números de acessos, critica e de repercussão. As estranhas bovinas, que muitos preferiam manter como estavam (enterradas) foram expostas à luz solar. #Sorry.

* Evidentemente, que muitas outras histórias (ainda mais cabeludas!) ficaram de fora da edição por uma questão de respeito e moral, pois são impublicáveis até mesmo para o cretino colunista. #Pesadissimas.

* O Edital de Toadas 2018 do Boi Caprichoso traz uma mudança significativa em relação aos editais de anos anteriores: a retirada da vedação de compositores com grau de parentesco entre a comissão de seleção (Manaus e Parintins) bem como o corpo técnico que analisará a documentação apresentada até o 3º grau em linha reta. #OficializaramOqueJaNãoEraSeguido.

*  A ex-presidente blue Márcia Baranda teve suas contas referentes ao convênio nº 45/13 celebrado com a SEC – Secretaria de Estado de Cultura aprovadas por unanimidade pelo pleno do TCE – Tribunal de Contas do Estado. Com a decisão, não há mais contas em seu nome a serem apreciadas pelo órgão. O TCE aprovou 100% de suas contas/convênios referentes aos três anos de sua gestão a frente do Boi Caprichoso. #GurreiraCompetenteELimpinha.

* Como foi dito neste espaço (aqui), a rubra eleição caminhava-se para a polarização entre duas das três chapas concorrentes. Hoje, ao que tudo indica, essa polarização está cristalizada entre Antônio Andrade e Fábio Cardoso. #Felling.

* Ambos os candidatos se destacam nas movimentações, na adesão de apoio e na simpatia de torcedores e, principalmente, de sócios. Seus lançamentos demonstraram força, densidade, base, além de um discurso coeso. #DueloDeTitas.

* Um tanto quanto tímida, a chapa de oposição encabeçada por Marco Aurélio tendo como vice Tatiane Barros parece estar em ponto neutro aguardando um sinal para engatar a primeira e, assim, acelerar. Pelo tempo na “estrada”, não deixa de ser uma estratégia, no mínimo, perigosa do ponto de vista prático. #SerVista.

* A prova de fogo [e dos nove] será na próxima sexta-feira (01), quando será realizada a festa de lançamento da chapa no Ilha Verde. Acredita-se que com o fim da eleição suplementar sejam liberados apoios importantes e uma maior adesão e movimentação da chapa. #SemAmarras.

* A menos de trinta dias para a eleição na Baixa do São José, que ocorrerá no dia 24 de setembro, há de se analisar o teto limite dos candidato, o desempenho das chapas, a aceitação de suas figuras/nomes aliada a capacidade de agregar e se ainda há espaço para crescimento. Nas primeiras semanas de pré-campanha, só deu Antônio Andrade impulsionado pela derrota do boi. #Fato.

* Nas semanas seguintes, com o apoio pessoal de Michele Valadares (aqui) e de Bi Garcia por tabela, somado ao pagamento da grande parte das dívidas de 2017 a chapa de Fábio Cardoso foi à rua fazendo barulho. #Decolou

* Hoje, a chapa da situação dá claros sinais de que “assumiu” [se é que perdera um dia] a dianteira na campanha. #FoiPracima.

* Na visão de Bico Doce, senhor absoluto deste mundo, a derrota deste ano já fez a situação sangrar o que tinha que sangrar beneficiando Antônio Andrade. #ManjaMuito.

* Um cenário perigoso seria a união da oposição em torno de um único nome. Mas, como se apresenta até aqui, ou seja, dividida é útil e favorável na disputa por fortalecê-la.#FazSentido.

* Aliás, o apoio da secretária extraordinária e primeira dama de Parintins causa certo constrangimento político ao prefeito Bi Garcia. Isso porque Telo Pinto, seu fiel correligionário e seu líder na Câmara Municipal, apoia e  avaliza a chapa de oposição encabeçada por Marco Aurélio, irmão de seu vice. #NaoSenteOsom.

* Segundo Tucano Boi do Papo Amarelo, o ente político do aviário, “Mi” (como é chamada carinhosamente nas rodas sociais) não simpatiza muito com a turma de Telo e tampouco com a vice da chapa, a ex-cunhã Tatiane Barros. #DaPraPerceber.

* Ao que parece a recíproca é mais do que verdadeira. A antipatia teria, supostamente, iniciado quando esteve separada do prefeito, deputado estadual à época, e os “Telopianos” meio que “escalaram” Barros para ocupar o coração e a vaga de futura primeira dama de Parintins. #TaExplicado.

* Cerca de 6.500 sócios (lista) estão aptos a votarem no dia 24 de setembro na escolha do novo presis red. A eleição bovina na Baixa será através de urna eletrônica e só não poderão votar os sócios que não estão com suas situações regularizadas. Sócios indicados e que não efetuaram o pagamento de suas jóias também não poderão votar. #SemChance.

* Os sócios com problemas no cadastro e em débito com suas obrigações deverão procurar o setor social ou o site oficial para a impressão do boleto (aqui) até o dia 30 deste mês para terem seus nomes inseridos na lista definitiva a ser enviada ao TRE. Maiores informações pelo contato:  (92) 99464-1661 #Reforcando.

* Os locais de votação serão: em Manaus, no Centro de Convivência do Idoso da Aparecida e; em Parintins, na Cidade Garantido sendo indispensável a apresentação de um documento de identificação com foto e do número do CPF. #ComoMandaOFigurino.

* O processo eleitoral da Baixa do São José começará de fato e de direito na próxima semana com a divulgação da portaria baixada pelo rubro presis Adelson Albuquerque nomeando a Comissão Eleitoral e com as inscrições das chapas com seus respectivos números. #Oficialmente.

* A Marujada de Guerra realiza na próxima sexta-feira (01), a segunda edição do “Marujada Fest” no Atlético Rio Negro Clube a partir das 19h. Prince do Boi, Edílson Santana, Renato Freitas, Klinger Araújo, Germano Martins, Jr. Paulain, Banda Movimento Caprichoso e Paulinho Viana são as atrações do evento. #AgendaAi.

IMG-20170825-WA0002

* No dia 20 de setembro, no Teatro Amazonas, o Amo do Boi Caprichoso Prince do Boi comemorará seus vinte anos de carreira com um grande show. Arlindo Jr., bateria da Vitória Régia, Klinger Araújo e Robson Jr. serão as participações especiais. #Yes.

IMG-20170826-WA0019

no-alvo-31

Nova Imagem

 

É só…

Por hoje!

Até a próxima…

#SouVitima!