Preparar, apontar, disparar: Festival!

Por Nárnia!

O mundo bovino, porém cão mais cão do que bovino fervilhando de azul e vermelho vivendo às expectativas está a mil por hora. Ensaios, rebuceteios tribais, saída às ruas, as últimas movimentações nos galpões de alegoria. Parintins entrou, definitivamente, no clima do Festival.

 

26151715599599

ENSAIOS TÉCNICOS

O Boi Garantido realizou os primeiros três ensaios técnicos na Cidade Garantido. Os reds puderam assistir as noites do projeto “Magia e Fascínio no Coração da Amazônia”. Como é de costume, as noites foram na íntegra, porém não literalmente do que fora apresentado, de fato, correspondia a noite divulgada.

ENSAIOS TÉCNICOS II

As primeiras impressões é de que o Garantido apostará em pouca conversa e firulas contextuais, retornando a fórmula dos anos 2000. Cada item feminino se apresentará com uma toada diferente em cada noite apostando na segurança e na força de um repertório bastante conhecido.

ENSAIOS TÉCNICOS III

O Boi Caprichoso também finalizou a semana realizando seus ensaios técnicos de arena na reta final de preparação. Os blues assistiram um mix de momentos das noites de “A Poética do Imaginário Caboclo”. O time azulado contagiou os torcedores que extasiados lotaram o Zeca Xibelão.

ENSAIOS TÉCNICOS IV

As primeiras impressões é de que o Caprichoso virá ligado no 220v, trazendo a galera para dentro da apresentação com um  repertório “perfil” de Adriano Aguiar, o maior compositor da atualidade pelas bandas da Francesa e do Palmares. O time azulado demonstrou que vem disposto a não dar chances para os adversários.

 

papo-reto_560043a706ec8

BOI DE RUA

O povo da Francesa e do Palmares foi protagonista de uma grande festa nas ruas da ilha: o Boi de Rua. Um evento que nos últimos anos foi tímido viveu seu auge este ano com uma multidão seguindo o Boi Caprichoso.

 LADAINHA

O povo da Baixa do São José cumpriu, uma vez mais, a promessa feita pelo seu fundador à São João em sua tradicional “Ladainha”. O palco da festa foi o velho curralzinho e terminou na Catedral de Nossa Senhora do Carmo com uma massa encarnada.

AVANT PREMIER

Hoje a noite, o curral Zeca Xibelão receberá os torcedores azulados para a tão esperada Avant Premier do DVD “A Poética do Imaginário Caboclo”. Gravado em fevereiro a obra é aguardada com muita ansiedade e expectativa.

images

– Meu velho!

– Que é curumim alesado?

– Estou na ilha!

– Logo percebi.

– Por quê?

– Muitos pássaros no ar: é não são urubus!

– Off Line.

fbb4888b-c8ba-4248-bc12-ffa3d51c13fd

Há uma certa incoerência em Parintins. Enquanto o vereador Telo Pinto, líder do prefeito Bi Garcia,  sugere na Câmara Municipal que bares e restaurante toquem (dê preferência) toada durante o festival o seu irmão, dono da Amazon Best, realizará o “Planeta Boi” na ilha só com música eletrônica. Aí, o cretino colunista fica sem entender, patavina!

Banner_rapidinha(2)

* Uma ausência constante foi notada nos ensaios técnicos da Baixa do São José: a de Tony Medeiros. O Amo do Boi Garantido não participou dos ensaios ( também não precisa, vamos combinar!), o artista acumula funções na gestão municipal envolvida diretamente na organização do festival. #MacacoVelho.

* Outra falta notada, desta vez no Caprichoso, foi do ex-presis blue Joilto Azedo durante o Boi de Rua. Carmona Oliveira, Márcia Baranda, Dodó Carvalho estiveram presente ao evento. #PegouFalta.

* Por falar em ex-presidente, César Oliveira está acomedido de uma enfermidade que o faz ficar de fora deste festival. A coluna e seu colunista deseja ao ex-presis blue melhoras. #DeusEstáAgindo.

* A quarta-feira passada o mundo bovino, porém cão foi surpreendido com a notícia de uma possível troca de itens na Baixa do São José. Segundo publicações nas redes sociais, Isabelle Nogueira assumiria o item de Cunhã-poranga no lugar de Rayssa Bandeira. #RebuceteouLegal.

* Porém, a coluna em contato com o vice-presis red Fábio Cardoso obteve a seguinte resposta: “Não procede!”. Os itens envolvidos, Isabelle e Rayssa, contactadas também negaram as publicações. “É boato, puro!”, respondeu a cunhã da pele vermelha. #Sintonia.

* A notícia e ou o “boato” não se concretizou. Mas, como em Parintins tudo é possível: abandona-se o item faltando cinco dias do festival, trocar item faltando nove dias da festa bem que poderia vir a acontecer. Não é mesmo? #DeAlgumLugarSaiu.

* Esta semana o TCE ratificou no Diário Oficial Eletrônico o texto do Acórdão  nº 64/2017 da Segunda Câmara daquele egrégio tribunal referente ao Processo nº 6518/2010 firmando entre a Secretária de Estado da Cultura – SEC e o Instituto Boi Bumbá Garantido tendo como representante, à época, o então vice-presis red Marco Aurélio de Medeiros Cursino. #Julgado.

* Lê-se a ratificação na seguinte decisão: “Aplicar glosa e considerar em alcance no valor de de R$ 648.317,00 ao erário estadual, referente a contrapartida não encontrada constante na improbiedade 2.4 e 2.6 do Relatório da Proposta de Voto, com base no art. 22, III, “d” c/c art. 25 e 53 da Lei Estadual nº 2.423/96”. #TáNoDOE.

http://doe.tce.am.gov.br/doe/wp-content/uploads/2017/06/Edi%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA-1614-de-19-de-junho-de-2017.pdf

* Aplicar glosa significa cobrar por algo não realizado constante em convênios de obras e serviços públicos. O art. 22 da Lei Estadual nº 2.423/96 trata do julgamento de contas; o paragrafo III trata das contas irregulares e o “d” refere-se a desfalque, desvio de bens e valores públicos. #ÉoQueDizALeiNãoAColuna

http://www.tce.am.gov.br/portal/wp-content/uploads/lei_organica/lei_estadual_2423-1996_atualizada_(13-06-2013).pdf

* Bico Doce, o absoluto do mundo bovino, cantou ao cretino colunista que após o primeiro ensaio técnico de arena o presis blue convocou uma reunião com os itens no Conselho de Artes às 14h.  #MiniAvaliação

* Ao chegarem na reunião foram surpreendidos com a informação presidencial de que dispunha de vários prints de grupos de WhatsApp e do Facebook com comentários sobre a noite anterior. #FeedBack .

*  Nos dois primeiros ensaios técnicos blue sobrou cobrança e “puxão de orelha” para todo mundo: sobrou até para o casal cômico do boi.  #PaiFranciscoECatirina.

* Mas, ao término  terceiro ensaio o presis blue perdiu desculpa pela cobrança mais acalorada ao seu time caindo em lágrimas feliz pelo resultado do último ensaio técnico. #FezOCerto.

*   Dois itens estão sofrendo com dores nesta reta final: Valentina Cid e Isabelle Nogueira, sinhá blue e rainha red, respectivamente. #MuitoEnsaio.

*   O ponto de dor da sinhá blue é a panturilha (batata da perna) enquanto que a rainha red é a lombar. #Tratamento.

* Isabelle não iria participar do ensaio no Bumbódromo na última sexta para se polpar. Mas, devido a rumores de que seria substituída e seria alçada ao posto de cunhã resolveu comparecer ao ensaio. #EvitarFalatório.

*  Contudo, a gatesa tribal encarnada passou mal e teve que ser levada para o Jofre Cohen. Realizado todos os exames nada foi revelado e ou omitido. #Precaução.

*  Foi chamada uma benzedeira para “ver” o problema. Diagnóstico: dismentidura. A velha sábia da floresta “puxou” a rubra rainha que já está melhor. #SabedoriaCabocla.

*  Nos galpões do Boi Caprochoso os trabalhos estão adiantadíssimos. As alegorias recebem os últimos retoques antes de serem transladadas no dia 26. #CumprindoOConograma.

*   Quem entrou no galpão e conheceu as alegorias tem a mesma opinião: esse é o Caprichoso que gostamos e conhecemos. #Gigantesco.

* Quatro nomes se destacam no galpão por seus trabalhos: Neizinho, Juarez, Kennedy e Júnior de Souza. A alegoria de Kennedy ocupa mais da metade do galpão de ovenaria. #Lindíssimas.

*  Nos galpões encarnados os trabalhos continuam em ritmo acelerado. Os primeiros módulos deixaram a Cidade Garantido na manhã deste sábado  (24). O tamanho das peças da Baixa também chamam. #BlocoCNaVeia.

*  A maior alegoria encarnada mede 20 metros de altura, enquanto que a maior azulada mede, impressionantes, 26 metros. #AltoPraDedeu.

*   O Boi Caprichoso contará com a tecnologia para auxiliar a Comissão de Direção de Arena composta por Ito Teixeira, Chico Cardoso, Jair Almeida e Zandonaide Bastos. Uma central de rádio será instalada na concentração e um telão com a ordem sequencial  de apresentação e o tempo estimulando ajudará os brincantes na organização e armação. #BoiDeGenteGrande.

* Os famosos gindastes estão liberados este ano. Houve uma alteração no regulamento neste sentido. Outra proibição derrubada são os mecanismo de hidráulica nas alegorias.  #LiberadoGeral.

* Outra disputa que vai render será o Mapping 3D. Saindo na frente nas apresentações, o Garantido ao que tudo indica fará a novidade logo na primeira noite. No Caprichoso, a tecnologia é a grande aposta para a toada “Barro, Fé e Catedral”. #Promete.

* Assunto delicado e crucial, os jurados estão praticamente definidos. Apesar do grande número de impugnações realizada pelo Bumbá de coração na testa nomes de comum acordo já foram contactados. #Tranquilo.

* O mundo bovino foi flambado com a circulação de uma carta recheada de estórias de chifres e de pegação. De autoria desconhecida (sic), o texto é de um amadorismo sem igual e o contexto mirou em uns e deixou outros de fora. #BaixariaPura.

* Mas, quem prestou atenção e estava bem localizado no Boi de Rua percebeu que uma da “estórias” contadas na tal carta é verdadeira, apesar de terem trocado o “pegador”.  #DeuNaVista.

* A estrela do vice-presis blue Jender Oliveira brilhou mais uma vez esta semama. O decano blue, com a confiança do presis red, trabalhou e conseguiu que as contas dos bois fossem desbloqueados e os recursos repassado pelo Governo do Estado fossem disponibilizados.  #ArrasaivosDemais.

* Os Movimentos, Marujada e Amigos do Garantido, relizam seus últimos eventos em Manaus de olho em Parintins. Na próxima terça-feira (26), embarcam de mala e cuia para a ilha encantada. #BoaViagem.

Só…

… Por hoje!

Até a próxima…

#SouVítima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: